A primeira informação que você precisa ter para entender as diferenças entre o marketing tradicional e o marketing digital é saber e entender o que é marketing e quais são as suas funções. Muita gente confunde o marketing com a publicidade, mas é importante ressaltar que são áreas completamente diferentes. A função da publicidade é construir um posicionamento e uma imagem consolidada da marca no mercado, já o marketing é o braço direito, o melhor amigo do setor de vendas. Essa área é a responsável por elaborar as estratégias de vendas levando em conta algumas informações relevantes como: o público alvo, as políticas, limitações e os recursos daquela empresa. Agora, sabendo e entendendo isso, podemos começar a diferenciar as duas práticas.
O mundo mudou, o jeito de consumir e de disponibilizar as informações mudaram, e, como sabemos, a comunicação é mutável, ou seja, está em constante mudança e evolução. O marketing digital é consideravelmente recente e esse modelo tem crescido muito e sendo cada vez mais usado entre marcas e empresas de todos os segmentos e tamanhos. Por ser realizado na internet, ele é mais rentável e é completamente adaptável à necessidade e as demandas de cada negócio. Baixe o material e veja a diferença entre esses dois modelos e qual deles se adapta melhor à sua empresa e necessidade.
Tradicional x Digital na prática:
- A principal diferença, na prática, do Marketing Digital e do Marketing Tradicional é que o cliente é atraído naturalmente, ou seja, ele chega até você a partir do interesse no conteúdo ou no produto/serviço que a sua empresa produz ou tem. No tradicional, a empresa vai até o cliente e tenta convencê-lo, através de reuniões, propagandas ou promoções.
- Sabemos que o modelo de marketing tradicional é bem estruturado antes mesmo de ser colocado em prática, com todas as ações, estratégias e campanhas definidas, já no marketing digital as ações serão ditadas de acordo a mensuração dos resultados, ou seja, com as respostas e reações do seu público em cada campanha. Determinado anúncio ou post patrocinado teve uma boa resposta? Hora de estruturar alguns conteúdos que tenham relação com o assunto tratado nesse anúncio ou post. E aquela campanha de e-mail marketing, teve boa taxa de abertura?! Sim?! Então é preciso analisar o que foi que chamou atenção de seu público ali e continuar seguindo essa diretriz.
- A diferença também é notória na comunicação e divulgação desses meios. No modelo tradicional, as marcas se comunicam e se divulgam através de anúncios, campanhas e ações junto aos clientes, mas não há muito espaço para se relacionar com o público, a não ser pelo SAC tradicional e de pesquisas. No digital, existe um espaço amplo que é voltado para ouvir o público e fica muito mais fácil de fortalecer o relacionamento com o seu cliente.
- Outra diferença é o tempo das ações. As ações de longo prazo vistas no modelo tradicional, como campanhas de comerciais em meios tradicionais, não existem no digital. Tudo vai se transformando de acordo com a resposta do seu público.
- O time também é diferente nesses dois modelos. Na Internet, tudo é na hora, é imediato e os horários de atendimento não se limitam mais a horários comerciais. É preciso estar atento ao que acontece com sua empresa e com o mundo no ambiente digital durante 24 horas por dia, nos sete dias da semana.
- Os clientes e consumidores ganharam voz e são ouvidos no marketing digital, onde seus clientes podem indicar a sua marca e falar a respeito da mesma, seja uma coisa boa ou ruim. Uma dica: é importante estar atento ao que todos – não somente os seus consumidores – falam, responder às reclamações e lembrar que na Internet seu diálogo é público e pode ser facilmente compartilhado e viralizado.
- O alcance da sua marca no ambiente digital poderá ser acessado por um número muito grande de pessoas e eles vão muito além do que apenas seus clientes. Mesmo que seu conteúdo seja bastante segmentado, é impossível controlar quem terá acesso a ele. E isso caracteriza uma grande vantagem devido à possibilidade de se alcançar novos clientes.
- A linguagem que a sua empresa utiliza em um meio tradicional, por exemplo, não deve ser a mesma utilizada nas redes sociais e no ambiente digital. Independentemente do público alvo, a linguagem usada na Internet exige mais descontração, bom humor e inovação, já que as pessoas estão inseridas dentro das redes sociais e do ambiente digital a procura de um conteúdo leve e descontraído.
- Um erro que vemos acontecer com frequência é: empresas colocando os profissionais offline para trabalharem com o online sem nenhum treinamento ou instrução. Precisamos sempre levar em conta que são dinâmicas de trabalho completamente diferentes, então, o profissional envolvido no marketing digital deve ter visão analítica e estratégica muito apurada e também ter a facilidade para trabalhar com processos em constante mudança e adaptação.
Um erro muito comum das empresas que aderem o Marketing Digital é esquecer do Marketing Tradicional, do modelo offline. Os dois modelos são importantes para o reconhecimento e o fortalecimento de marca, para o aumento do faturamento das empresas e quando integrados, os resultados são melhores ainda. O marketing é fundamental para o sucesso de grande parte dos negócios, on-line ou offline.
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