Conseguiu sobreviver à pane do Facebook? Ficou de boa ou entrou em desespero? Aproveitou para meditar ou foi duro na queda e fugiu para outras redes? A real é que não foi fácil pra ninguém. Brincadeiras à parte, a situação expôs uma fragilidade que se acentuou com a pandemia: a dependência que essas redes exercem sobre pessoas e empresas.
Não é de hoje que falamos por aqui que as estratégias de comunicação de uma marca não devem estar focadas exclusivamente em um canal. É necessário enxergar muito além dos likes e traçar ações abrangentes que consigam englobar os universos on e offline. Esses dois formatos são importantíssimos e precisam estar atrelados. Não adianta fazer uma campanha incrível nas redes e deixar a desejar em suas ações off.
Por isso, vamos te dar algumas dicas para você resolver essa questão de uma vez por todas. Confira abaixo:
Faça um bom planejamento: Lembre-se que um bom planejamento é fundamental. Ele precisa estar alinhado às estratégias de negócio da sua marca e às necessidades do seu cliente. E falando neles, fique esperto! Estude bem suas preferências, o que buscam, quais os seus problemas, e o que você pode fazer para resolvê-los. Esse é o pontapé inicial para o sucesso de uma campanha.
Invista em Marketing Digital: Não é novidade para ninguém que as pessoas ficam conectadas 24 horas por dia. Faça disso um trunfo para sua empresa. A presença digital é uma questão de sobrevivência nos dias de hoje. Faça campanhas orgânicas nas redes sociais, invista em performance e prepare conteúdos diversificados para diferentes formatos. Você pode apostar no bom e velho e-mail marketing, em artigos para blogs e em newsletters.
Crie promoções OFF: Elas podem dar descontos, oferecer brindes ou vantagens, o conhecido ‘pague menos e leve mais’ sempre faz sucesso. Afinal, quem não gosta de sair ganhando? Você também pode usar a criatividade e pensar em ações diferentes, quanto mais inusitada, melhor. Após isso, faça a divulgação tanto em seus canais online, quanto em seu Ponto de Venda.
Pense na ambientação do seu PDV: Falando em Ponto de Venda, pense em sua ambientação. Use elementos físicos e emocionais para que seu negócio local dialogue com o conceito de sua marca. Transforme a experiência do consumidor em algo agradável e cativante. Faça com que ele queira voltar mais vezes ao seu PDV. Isso gera uma troca incrível e a gente nem precisa falar que o retorno financeiro é certo, né?
Esses são apenas alguns exemplos de como alinhar suas estratégias de comunicação, sem precisar ficar dependente de um único canal. Afinal, a gente já viu que isso não é legal pra ninguém, não é mesmo? Então bora trabalhar? E se precisar de ajuda, não se preocupe, nossa equipe #foradonormal está aqui para cuidar de tudo pra você. É só entrar em contato que a gente te dá aquela força!
Texto: Jaqueline Freires