Muitos clientes chegam até a nossa Agência com o mesmo problema: a identificação do público alvo. Muitos até acham e tem certeza que sabem o seu público alvo, mas nada passa de uma dedução ou de uma hipótese levantada pelo mesmo. Algumas empresas não fazem ideia para quem quer vender ou comunicar e acabam atirando para todos os lados que acaba sendo uma estratégica não muito efetiva. Outras empresas ainda trabalham com aquele modelo antigo, em que o seu público alvo tem apenas características simplistas como faixa etária, classe social e gênero, entre outros.
Sabemos que para ter um público-alvo bem definido, precisamos ir muito além dessas informações superficiais. Atualmente, o mais importante é entender as particularidades de cada possível cliente e descobrir como eles se comportam no seu dia a dia profissional ou pessoal, ou seja, quais são suas maiores dificuldades, seus maiores medos, objetivos e muito mais.
Quer se comunicar e vender para o público certo?! Então confira esse post que a Agência Pimenta preparou especialmente para você!
Você sabe o comportamento do seu público-alvo?!
Não?! É importantíssimo que você e a sua equipe entendam como o seu público-alvo, isso é importante para que a sua empresa consiga expandir os negócios e aumentar cada vez mais as suas vendas. Não se esqueça: como foi dito aqui em cima, é preciso identificar como são os seus hábitos de consumo do seu público algo, onde ele busca as informações e com que frequência adquirem alguns produtos e serviços.
Outro ponto importante é saber como os seus clientes ideais consomem os produtos ou serviços que são produzidos e comercializados pela sua empresa. Eles têm o hábito de pedir algumas sugestões para outras pessoas? Gostam também de conferir na internet a média de? Ou é aquele consumidor que consome por impulso?
Com essas respostas em mãos e na mente da sua equipe, fica muito mais fácil direcionar suas estratégias e a sua comunicação para esses clientes.
Quais são as dúvidas ou dificuldades de compra desse consumidor?
Outro importante ponto para conhecer o seu público-alvo é entender quais são as suas dúvidas, questionamentos e dificuldades de compra. Para isso, é preciso trabalhar em conjunto com o setor de vendas e o de atendimento ao cliente para entender quais são e melhorar as estratégias da sua empresa.
É de suma importância que você converse com a sua equipe de vendas e de atendimento e descubra quais são os problemas que são ou tendem a ser apresentados pelo público-alvo. Em paralelo, treine a sua equipe para aprender a lidar e contornar tais dificuldades e coletando também sempre novos dados, ficando, sempre, preparados para qualquer situação.
Desafios diários
Quais são os desafios do dia-a-dia dos seus clientes?! É importante também ter informação para otimizar o seu processo de atendimento e venda. Em alguns relatos, principalmente em serviços, é interessante ter uma extensa e variada gama de assuntos para abordá-los.
Exemplo: a grande maioria das pessoas estão atoladas no trabalho e raramente encontram tempo para se cuidar. Identificando um possível cliente que apresente esse desafio, o seu time de vendas pode conversar com esse cliente a respeito de alternativas para poupar e otimizar o seu tempo, de uma forma que gere e mostre empatia, não sendo chato ou invasivo e estreitando os laços de relacionamento.
Abordagem certa
Ao fazer uma pesquisa completa e elaborada sobre o seu público-alvo, é super importante entender como o mesmo se comunica, que tipo de linguagem (formal ou informal) utiliza e qual a melhor forma de abordá-lo.
Exemplo: uma marca de roupas que deseja atingir o público mais jovem terá mais vantagem e eficiência na sua comunicação ao utilizar a linguagem informal, mas se um escritório de advocacia utilizar dessa mesma linguagem, perderá a sua credibilidade.
Seguindo essas questões e dicas, temos certeza de que o seu contato com o seu público alvo será mais assertivo, eficiente e estratégico.
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