Hotel Urbano

Pacotes R$ 1,00

A promoção de pacotes a R$ 1,00 teve como objetivo gerar o aumento do fluxo no site e aumentar a empatia do público com a marca Hotel Urbano.

Para conseguir relacionar o objetivo da campanha com produtos que custassem R$1,00, foi produzido um composto de ideias inusitadas e divertidas, sugerindo elementos que pudessem ser adquiridos por R$ 1,00, a fim de mostrar o impacto que pode causar a oportunidade de realizar uma viagem por esse preço.

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Vendedor de Balas

A ação do vendedor de balas tinha como objetivo impactar de forma surpreendente e divertida passageiros de diversos ônibus do Rio de Janeiro.  Em um momento comum o baleiro oferecia, de forma natural, balas, bombons e pacotes de viagens.

A logística da ação funcionou com atores e equipe de filmagem juntos na condução. Somente o ator que interpretou o vendedor de balas ingressou no coletivo depois, três pontos à frente do restante da equipe. Um profissional da produção monitorava a chegada do ônibus, via celular, para que pudesse embarcar no ônibus certo.

O motorista era avisado da gravação e em todos os cinco ônibus a velocidade era reduzida para que a ação pudesse ser gravada com sucesso. Equipe de apoio e dois carros da produção davam suporte e garantia a operação da ação.

*Toda a ação foi filmada na Barra da Tijuca

Uma ação de sucesso

Antes de darmos início, os atores passaram os textos e foram montadas estratégias para evitar que o trânsito intenso de um fim de semana com feriado atrapalhasse a ação.

O primeiro coletivo foi usado como ensaio, tanto para os atores, quanto para entendimento da mecânica da filmagem e ajustes da logística de entrada e saída.

Uma das gravações foi filmada em um coletivo parado dentro do terminal, onde o ator deu os pacotes de balas para os passageiros, deixando um residual para que acessassem o Hotel Urbano no dia da promoção.

A ação foi um sucesso. Damos um destaque para o desempenho do ator, que foi escolhido à dedo, e deu um verdadeiro show de interpretação, passando veracidade e humor contagiante. Além dos atores que estavam no ônibus como passageiros, diversas pessoas interagiram com o vendedor e muitas até compraram seus “pacotes de viagens”.

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Sinal

A ação do sinal tinha como objetivo chamar atenção de motoristas para elementos do cotidiano que eles deixam passar despercebido.

Ao invés de apenas balas colocadas no retrovisor, foram colocadas mensagens informativas sobre a venda de viagens a R$ 1,00.

Após o mapeamento de sinais dos intervalos de sinais na Barra da Tijuca, o local escolhido foi o sinal  da Avenida Afonso Arinos de Melo com Avenida das Américas. O sinal permanece fechado por 120s e abre durante 20s, tempo mais que suficiente para que a equipe de filmagem pudesse registrar nossos atores caracterizados de ambulantes  deixando seus “produtos” em uma grande quantidade de veículos

*toda a ação foi filmada na Barra da Tijuca

Tivemos uma grande resistência por parte dos motoristas no início da ação, devido a insegurança geral que encontramos na cidade.

Os dois atores foram instruídos a fazerem sinais de positivo e sorrirem para os motoristas, o que acabou causando uma reação em cadeia, a cada motorista que abria o vidro para pegar a mensagem, dois motoristas do seu lado faziam o mesmo. Com isso tivemos novamente, diversas pessoas interagindo com os atores, perguntando sobre a promoção e até comprando o produto.

Filmamos a reação facial de três pessoas que haviam concordado em aparecer no vídeo, para retratar melhor o efeito da ação.

Máquina de balas

A terceira e última ação possuiu características diferentes das duas primeiras, não contando com a reação de outras pessoas e sendo totalmente guerrilha. A ideia consistia em registrar a reação de atores ao se depararem com uma máquina de balas em um lugar inusitado, mas com conteúdo diferente das balas. Havia também uma mensagem sobre a oportunidade de comprar uma viagem pelo mesmo valor depositado na máquina.

Para essa ação de guerrilha, a produção alinhou o mapeamento e logística afim de minimizar qualquer problema que pudesse acontecer. O local escolhido para a realização foi o Shopping Downtown na Barra da Tijuca, mas para qualquer gravação dentro dele é necessário uma autorização prévia, que não existia.

Foi marcado um ponto de encontro neutro, dentro do Shopping, para minimizarmos qualquer suspeita, repassamos a ação com a equipe de filmagem e com os atores, explicando a importância da perfeição na atuação, devido a possibilidade de sermos proibidos de filmar no shopping.  Esse local era isento de outras marcas ao redor e sua paisagem com arvores, bancos e a luz na hora da filmagem montaram um cenário ideal para a realização da ação.

O carro da produção já estava com á maquina montada dentro, para otimizar o tempo que tínhamos para realizar a ação. Toda equipe de filmagem se posicionou em locais estratégicos e os atores ficaram prontos para chegada da máquina.

Assim que a produção deu OK, a máquina foi instalada a ação ocorreu sem nenhum problema, os atores e a equipe já estavam preparados, garantindo o decorrer do roteiro, com a gravação das imagens.

*toda a ação foi filmada na Barra da Tijuca

Resultado

A ação do Ônibus e do Sinal, foram extremamente interativas e bem recebidas pelo público impactado.

Resultado

O excelente desempenho dos atores foi primordial para o sucesso das ações.

Resultado

Centenas de pessoas foram impactadas pelas ações.

Resultado

Distribuímos aproximadamente 190 saquinhos, garantindo o impacto direto da ação.

Imagens do Evento

Considerações finais

Destacamos o improviso, bom humor e naturalidade dos atores que ajudaram a envolver as pessoas ao redor e passar veracidade a ação.

Agradecemos ao Leonardo, representante do Hotel Urbano, pela presença e envolvimento.

No geral, foi perceptível o sucesso da ação, tanto no rosto daqueles que participaram quanto no sorriso daqueles impactados, mostrando a todos onde o seu R$ 1,00 pode te levar

Cliente

Hotel Urbano

Serviço

Comunicação Alternativa

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