Você sabe o que é, para o que serve e qual a importância do briefing? Não?! Acha que ele é somente um papel cheio de perguntas?! Você está errado! Nós vamos te explicar tudo sobre esse documento e disponibilizaremos um guia rápido de como fazer um briefing eficiente.
Para você que achava que o briefing era um documento sem importância pedido pela empresa contratada, informamos que ele é peça chave para o sucesso do seu negócio e vamos te explicar o porquê:
Vamos imaginar um programa de GPS. Queremos chegar a um destino, mas não sabemos como e nem por onde começar. O GPS entende que você tem uma dificuldade e te ajuda a solucionar esse problema oferecendo a você rotas para que você chegue até o seu destino, não é? O briefing é como esse GPS, ele te oferece um mapa com a rota – informações objetivas – que você tem a seguir para não se perder ou entrar em uma rua errada. Exemplo: virar a esquerda, virar a direta, seguir em frente. Se não existisse o GPS você ficaria perdido e com o briefing a mesma coisa.
O objetivo do briefing nada mais é do que pontuar as dificuldades que determinada empresa está enfrentando, o que ela pretende com os serviços e o que a empresa contratante tem para oferecer. Quando é bem feito/bem produzido, o briefing diminui a quantidade de dúvidas e retrabalhos, obviamente porque você tem mais conhecimento sobre o produto/serviço do seu cliente. Se essas estratégias e informações não estivessem sido alinhadas, todo o trabalho pode ter sido em vão.
Na esfera de uma agência de propaganda/comunicação/marketing o briefing é uma das etapas, se não a mais, fundamentais de um processo publicitário. É um processo contínuo e percorre através de todos os estágios do planejamento de propaganda. É a passagem de informação de uma pessoa para outra, especialmente do anunciante para o atendimento e deste para os demais profissionais envolvidos nesse processo.
Um bom briefing não deve ser tão curto e nem tão longo, ou seja: organize somente os pontos mais relevantes. O mesmo deve conter todas as informações e todos os dados para fornecer a agência para que ela trabalhe de acordo com as suas expectativas e desejos.
E aí, quer aprender como produzir um briefing eficiente? Clique aqui e baixe o nosso guia rápido!